A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento ( CTA/SAE), promoveu debates e orientações sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS no cinema da cidade.
A programação destacou a apresentação de depoimentos de duas pessoas vivendo com HIV/AIDS e depoimento de uma mãe que acompanha o tratamento de seu filho. Autoridades civis e religiosas participaram do evento; dentre elas, o Revmo. Pe. Jair Fante, coordenador de pastoral da Diocese; o mesmo fez uso da palavra em circunstâncias diversas destacando os verdadeiros valores da vida e os cuidados que se deve ter com o ser humano, imagem e semelhança de Deus. Destacou ainda a importância da Pastoral da AIDs e a parceria com as instâncias sanitárias e educativas da região.
O CTA/SAE de Cáceres tem hoje 125 pessoas em tratamento, sendo 62 mulheres e 63 homens. Do total, 47 com HIV e 78 com AIDS. Entre eles, 8 são crianças vivendo com AIDS. Este centro de tratamento de Cáceres é referencia para os 22 municípios da região. Além de tratar a doença, o CTA vem realizando ações educativas em escolas estaduais e municipais e empresas privadas e públicas, contabilizando aproximadamente 85 palestras neste ano.“Somos referência estadual no que diz respeito às ações de DST/AIDS, realizamos todos os anos o Seminário de Prevenção e Assistência, participamos do Festival Internacional de Pesca com o Projeto Fique Sabendo, onde oferecemos o Teste Rápido para diagnóstico do HIV. O importante é diagnosticar, tratar e, principalmente, saber que é possível conviver com a doença, ou com o vírus, com qualidade de vida” conclui a coordenadora do projeto.
Texto: Pe. Jair Fante
Diocese de São Luís de Cáceres – MT