Semana Nacional de prevenção a AIDS será lembrado em Campo Novo do Parecis com “Laço Vermelho”




A intenção é que todos os órgãos públicos e o comércio local participem da campanha usando o “Laço Vermelho”



A Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Epidemiológica), juntamente com a Pastoral da Aids- DST de Campo Novo do Parecis, estão preparando uma intensa programação para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids – data esta lembrada todos os anos no dia 1º de dezembro.
Entre as ações que deverão fazer parte da Semana Nacional de Combate a Aids está à realização de um pit stop nas Avenidas Brasil e Rio Grande do Sul, com entrega de adesivos e distribuição de camisinhas. Palestras abordando o tema, serão realizadas nos os Postos de Saúde do município e uma missa na igreja matriz no centro (quarta-feira 1º de dezembro as 18h30), também será realizada. Toda esta programação deverá acontecer entre o dia 29 de novembro ao dia 04 de dezembro.
Outra ação que estará sendo desenvolvida envolve o comércio local e os órgãos públicos do município. A proposta é que no decorrer da semana os prédios públicos recebam em suas fachadas um laço na cor vermelha símbolo da campanha como forma de conscientização sobre a importância da data. A entrada da cidade também deverá receber o “Laço Vermelho”. O comércio também esta sendo convidado a participar da campanha fornecendo aos seus funcionários os broches (Campanha do Laço Vermelho- Comércio Solidário), envolvendo assim toda a comunidade na campanha.

“Laço Vermelho”

O “Laço Vermelho” é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids.
O “Laço Vermelho” foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.
Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.

Texto: Evandro Strieder